Muitos
rótulos tem que sido criados ao longo do tempo para definir essa violência que
ocorre no ambiente escolar. O que tem determinado com maior incidência pra
discriminar essa violência, atualmente, nas escolas é o termo bullying. Que na
realidade quer dizer aquela forma sistemática de violência continua de uma
pessoa sobre a outra, ou sobre um grupo sem nenhum motivo aparente mais que a
coloca em uma situação de vulnerabilidade intensa e de sofrimento psicológico
ou físico. Porque as agressões pode ser de ordem psicológica e de caráter
físico.
Precisamos
compreender que no ambiente escolar atual iremos encontrar pessoas com
diferentes culturas, valores e experiências, ou seja, encontramos um ambiente
bastante diversificado.
A
criança durante o processo de desenvolvimento se identifica com os valores
recebidos ou captados de pessoas mais próximas, como por exemplo a família.
Essa criança vai ter a tendência de reproduzir aquele valor ou aqueles
comportamentos no seu processo de socialização, seja na escola ou em qualquer
ambiente social que ela conviva com outras crianças e com outras pessoas. Isso
significa dizer que crianças que convivem em um ambiente familiar onde há
discriminação, onde o valor colocado é discriminatório, é do abuso verbal, é do
xingamento e outros comportamentos abusivos que existem, ela tem uma tendência
natural a reproduzir aquele valor. E ai ela pode se tornar um gerador de
violência, aquela que vai produzir o bullying.
Por
outro lado, há a criança que é o alvo que sempre é uma criança mais retraída e
com dificuldade de socialização que ao chegar na escola, dependendo do ambiente
que lá esteja e da configuração de aluno que ali esteja, ela pode ser
estigmatizada, isto é, o grupo pode não se adaptar a maneira com a qual ela
lida com o próprio grupo. O resultado
disso é que a criança se torna alvo e aí vem a aqueles comportamentos que
precisamos ter em mente do que pode significar sistematicamente o bullying, ao
fazer sofrer, ao discriminar e ao excluir.
A
maneira de evitar é um conjunto de medidas. A principal maneira é através de uma aliança com a família, pois se
eu estou recebendo crianças que estão em processo de desenvolvimento, crianças
em processo de captação de valores e que são provenientes de famílias distintas
e com diferentes valores, enquanto escola temos que se aproximar da família e
estabelecer um conjunto de atividades educativas com essas famílias de maneira
que eu consiga compreender que valores fazem parte do repertorio educativos
dessas crianças. E a partir daí trabalhar essas diferenças.
Uma
das vertentes do bullying é a intolerância, a dificuldade de lidar com o
diferente, com o que eu não gostei. Outra vertente é a minha própria exclusão,
então se eu sou aquele aluno que tem dificuldade de ser reconhecido, que não
tem prestigio no processo ele irá usar a arma da violência e se agrupa com
outros que estão excluídos e passa a atacar outros grupos verbalmente e
fisicamente.
O
ambiente escolar tem que ser uma ambiente de discussão permanente sobre tolerância
e quando envolver criança utilizar o lúdico e a partir disso trabalhar
intensamente no ambiente escolar com os pais, professores e toda a comunidade
escolar.
É
preciso melhorar a linguagem para lidar com as diferenças em sala de aula, como
comunicar a família, e como trabalhar isso com a família, de maneira que ela
seja aliada dos educadores, ou seja, não basta comunicar que o filho/aluno está
com dificuldade. Texto autoral
Ariane de Oliveira Pinheiro - 14112080181
Cassiane Felisberto - 14112080174
Verônica G.Soareas - 14112080165
T

O Bullying é um problema crônico nas escolas, com consequências sérias para todos, vítimas e agressores.
ResponderExcluirJulia da Silva Lino 11212080270 . Cristiane Marques de Sousa Lemos 11212080264