quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Família e escola : uma aliança contra o bullying

    Muitos rótulos tem que sido criados ao longo do tempo para definir essa violência que ocorre no ambiente escolar. O que tem determinado com maior incidência pra discriminar essa violência, atualmente, nas escolas é o termo bullying. Que na realidade quer dizer aquela forma sistemática de violência continua de uma pessoa sobre a outra, ou sobre um grupo sem nenhum motivo aparente mais que a coloca em uma situação de vulnerabilidade intensa e de sofrimento psicológico ou físico. Porque as agressões pode ser de ordem psicológica e de caráter físico.
   Precisamos compreender que no ambiente escolar atual iremos encontrar pessoas com diferentes culturas, valores e experiências, ou seja, encontramos um ambiente bastante diversificado.
    A criança durante o processo de desenvolvimento se identifica com os valores recebidos ou captados de pessoas mais próximas, como por exemplo a família. Essa criança vai ter a tendência de reproduzir aquele valor ou aqueles comportamentos no seu processo de socialização, seja na escola ou em qualquer ambiente social que ela conviva com outras crianças e com outras pessoas. Isso significa dizer que crianças que convivem em um ambiente familiar onde há discriminação, onde o valor colocado é discriminatório, é do abuso verbal, é do xingamento e outros comportamentos abusivos que existem, ela tem uma tendência natural a reproduzir aquele valor. E ai ela pode se tornar um gerador de violência, aquela que vai produzir o bullying.
    Por outro lado, há a criança que é o alvo que sempre é uma criança mais retraída e com dificuldade de socialização que ao chegar na escola, dependendo do ambiente que lá esteja e da configuração de aluno que ali esteja, ela pode ser estigmatizada, isto é, o grupo pode não se adaptar a maneira com a qual ela lida com o próprio grupo.  O resultado disso é que a criança se torna alvo e aí vem a aqueles comportamentos que precisamos ter em mente do que pode significar sistematicamente o bullying, ao fazer sofrer, ao discriminar e ao excluir.

   A maneira de evitar é um conjunto de medidas. A principal maneira é  através de uma aliança com a família, pois se eu estou recebendo crianças que estão em processo de desenvolvimento, crianças em processo de captação de valores e que são provenientes de famílias distintas e com diferentes valores, enquanto escola temos que se aproximar da família e estabelecer um conjunto de atividades educativas com essas famílias de maneira que eu consiga compreender que valores fazem parte do repertorio educativos dessas crianças. E a partir daí trabalhar essas diferenças.
   Uma das vertentes do bullying é a intolerância, a dificuldade de lidar com o diferente, com o que eu não gostei. Outra vertente é a minha própria exclusão, então se eu sou aquele aluno que tem dificuldade de ser reconhecido, que não tem prestigio no processo ele irá usar a arma da violência e se agrupa com outros que estão excluídos e passa a atacar outros grupos verbalmente e fisicamente.
   O ambiente escolar tem que ser uma ambiente de discussão permanente sobre tolerância e quando envolver criança utilizar o lúdico e a partir disso trabalhar intensamente no ambiente escolar com os pais, professores e toda a comunidade escolar.
    É preciso melhorar a linguagem para lidar com as diferenças em sala de aula, como comunicar a família, e como trabalhar isso com a família, de maneira que ela seja aliada dos educadores, ou seja, não basta comunicar que o filho/aluno está com dificuldade. 

Texto autoral 

Ariane de Oliveira Pinheiro - 14112080181
Cassiane Felisberto - 14112080174
Verônica G.Soareas - 14112080165


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Um comentário:

  1. O Bullying é um problema crônico nas escolas, com consequências sérias para todos, vítimas e agressores.
    Julia da Silva Lino 11212080270 . Cristiane Marques de Sousa Lemos 11212080264

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