Texto autoral do TRIO: Verônica G. Soares, Ariane Pinheiro e Cassiane Felisberto
Pensando sobre o desafio que o pedagogo tem na educação, perguntei-me:
Se a pedagogia é a ciência da educação, é como se ensina o que é o pedagogo? Fui em busca de respostas... Então, antigamente o pedagogo era o mestre dos meninos, o escravo que conduzia as crianças à escola. E hoje? Em pleno século XXI o pedagogo pode ser considerado apenas como aquele que ensina qualquer coisa ou que apenas conduz o alunos até a escola?
O pedagogo é responsável pelo processo educativo, por lidar com os diferentes problemas sem preconceitos, não é mais apenas um professor. Ser pedagogo não é nada fácil, precisa muita dedicação, confiança e perseverança. Em suas mãos está o futuro de muitas pessoas.
Podemos dizer assim que o desafio do pedagogo na educação é antes de tudo ser um bom profissional, estar atento a tudo, estar atualizado, ser dinâmico, criativo e flexível.
E os desafios não param, a sociedade contemporânea nos impulsiona e nos deparamos com desafio de nos colocarmos na posição de eterno aprendiz. Ninguém sabe tudo, o conhecimento se dá através da relação com o outro, ao mesmo tempo que se ensina se aprende.
A nossa sociedade contemporânea passa por grandes transformações psicológicas ocorridas com o ser humano e com as famílias. O pedagogo bem preparado saberá lidar com essas dificuldades. Essas transformações acabam sendo reproduzidas dentro dos espaços escolares, atualmente são muito os casos de violência educacional, as escolas são recebedoras dos problemas causados pelas transformações psicológicas.
É notório a mudança de comportamento em alunos que estejam passando por algum tipo de problema, dificuldade na família, esses alunos acabam por tentar extravasar seus problemas de forma agressiva, Ir de contra a esse aluno é dar-lhe ainda mais motivos para agir assim. A atuação do pedagogo é essencial, sua intervenção junto a esse aluno e seus familiares é mais do que apenas um ato de ensinar é possibilitar a eles condições de serem compreendidos e oportunidade dele repensar suas atitudes. A intervenção desse profissional é possível pois eles consegue compreender o problema em sua raiz e não apenas no seu relexo.
Sendo assim não basta apenas ensinar ou conduzir até a escola, é preciso entender e buscar os motivos. Esse é um trabalho árduo, porém muito prazeroso.
Concordo plenamente!
ResponderExcluirVivemos a Era da Informação. Precisamos nos adaptar a esse ritmo frenético de mudanças constantes. Precisamos ouvir e estar atentos aos saberes da geração que cresce agora. Adaptação é a palavra chave.
Mario Sergio Cortella fala sobre isso de maneira brilhante, segue abaixo, vale muito apena ler:
http://www.itforum365.com.br/noticias/detalhe/113738/e-preciso-adaptacao-em-mundo-onde-a-tecnologia-derruba-fronteiras-e-dissipa-conceitos