domingo, 9 de outubro de 2016

ENTREVISTA - Professor Coordenador Pedagógico.

Entrevista feita por René Fernandes.   Graduando em Licenciatura em Pedagogia. UFRRJ-IM.
Escola: EMEI Professora Cássia Valéria Marques Furtado     Município: Mesquita-RJ
Número de alunos: 145    Número de professores: 08     Número de funcionários: 30
Turnos em funcionamento: 02 turnos 
Níveis e Modalidade de Ensino: Educação Infantil 03 a 05 anos.
Profissional entrevistado: Professor Coordenador Pedagógico.
Idade: 39 anos    Sexo: Feminino    Cor: Branca
Naturalidade: Duque de Caxias – Rio de Janeiro

ENTREVISTA - Professor Coordenador Pedagógico.

René - Quantos anos você tem de Magistério?
PCP- 20 anos.
R- Quanto tempo de trabalho como CP?
PCP- 07 anos.
R- Qual a sua Carga horaria de trabalho semanal?
PCP- 32 horas semanais.
R- Qual a sua formação inicial?
PCP- Normal, Graduação, Pós Graduação Lato Sensu.
R- Possui curso específico para trabalha como CP?
PCP- Quando assumi a função não. Depois houve concurso interno.
R- Fale sobre pontos negativos e positivos de sua formação inicial (abordando a relação entre a formação e o trabalho que desenvolve atualmente).
PCP- Preparada pela faculdade; importância grande na prática e se aperfeiçoou durante (Pós).
R- Como foi o processo de seleção/contratação para o trabalho de CP na rede na qual você trabalha? Qual a nomenclatura atribuída à função?
 PCP- Remanejamento via concurso, provas de título e currículo. A nomenclatura na rede é PCP Professor Coordenador Pedagógico (E.I. até o 5º ano) e O.P. Orientador Pedagógico (do 6º ao 9º ano).
R- Como esta organizado o trabalho do CP (lotação na secretaria ou na escola? Há uma equipe? Se sim, como é feita a distribuição  das tarefas? Como é a relação com a equipe gestora?
PCP-
·       Lotação: na escola;
·       Equipe: sim.
·       Tarefas: Professora – elaborar/executar; Direção- elaborar/executar/acompanhar; Auxiliar- elaborar/executar.
·       Relação com a equipe gestora: harmoniosa e democrática.
R- O trabalho esta ordenado a partir de uma legislação específica?
PCP- Sim. É seguido, porém vai além.
R- Quais as suas atribuições/ funções/ tarefas?
PCP- Prática; diário, relatório... Estar junto ativamente ao processo ensino/aprendizagem, instigar e fomentar a capacidade produtiva e criativa dos professores e estar integrada a gestão e a OE.
R- Comente os principais desafios/dificuldades na realização do seu trabalho.
PCP- Motivar o profissional desacreditado e o que se importa apenas com a remuneração.
R- Indique aspectos do trabalho que dão satisfação.
PCP- Diálogo com a equipe; respostas dos educandos; respeito ao outro; reconhecimento da comunidade; reflexões sobre as ações; o envolvimento da equipe; gestão democrática.
R- Haveria possibilidade de melhorar o seu trabalho? Se sim, o que?
PCP- Maior envolvimento da equipe; recursos e materiais melhores; estrutura melhor; romper com o tradicionalismo.



Por:  Nilma, Sandra e Sônia Gabilan.




3 comentários:

  1. Tivemos a oportunidade de presenciar a entrevista na qual a CP compartilhou um pouco de sua experiência na função de PCP e sendo a entrevistada uma profissional comprometida e admirada pela excelência em seu trabalho compreendemos ser de grande valia postar a entrevista neste blog.

    Por; Nilma, Sandra e Sônia Gabilan.

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  2. Muito legal a entrevista Parabéns ao grupo!!Achei interessante os pontos que ela cita sobre a possibilidade de melhorar o trabalho, acredito que romper com o tradicionalismo seja o maior desafio.

    Por: Mayra Souza/ Sônia Maria Rodrigues/ Natália Santos da Silva


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