
Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao
próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e
integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no
projeto político pedagógico da instituição.
http://brasilescola.uol.com.br/educacao/escola-x-violencia.htm
A charge mostra como era a educação há alguns anos e como é nos dias atuais. Sabe-se que a violência nas escolas, tanto a física quanto a verbal tem assolado a amedrontado a vida de professores que se veem acuados com a falta de segurança e até mesmo do apoio dos responsáveis de alunos. Em muitos casos os professores não conseguem o apoio dos pais para resolverem as questões que se referem aos seus filhos na área da educação. Os alunos passam a maior parte do tempo com a família e é lá que constroem seus conceitos sobre a vida . É certo que a escola é também responsável por educar para a cidadania, contudo os princípios básicos vêm da família. Por vezes os Conselhos Tutelares são acionados para tomarem medidas cabíveis em certas situações de violência que são reincidentes e que os responsáveis se eximem de assumir a responsabilidade. A gestão escolar, junto com a orientação educacional e o professor, devem buscar meios eficazes para minimizar essas questões que vem se arrastando nas escolas nesses últimos anos. A impressão que se tem, é que em face dessas violências, a gestão escolar também se vê desarmada, pois lida com menores e suas medidas para solucionar questões desse tipo devem ser estudadas com cautela procurando apaziguar os ânimos na medida do possível, a fim de que possamos ter escolas onde conviver bem seja possível.
Postado por Sandra da C. T. Silva, Sonia Gabilan Carneiro L. da Silva e Nilma Rosa de Souza
Realmente é verídica esta situação mostrada no texto onde diz que" em muitos casos os professores não conseguem o apoio dos pais para resolverem as questões que se referem aos seus filhos na área da educação". Neste sentido penso que o não comparecimento familiar ocasiona nos alunos um sentimento de rejeição que se reflete no seu desempenho escolar. Por outro lado, a aprendizagem e o comportamento dos alunos, em mitos são influenciados pela educação familiar. É essencial para a escola saber para que público está direcionando o seu trabalho e o conhecimento de como está organizada esta família contemporânea e como e até onde essa organização influencia a criança e o adolescente no seu desenvolvimento psicossocial.
ResponderExcluirPor Lídia B. Serrador Rodrigues- 13212080169, Jane Noronha -14112080175 e Nanci Moreira - 14112080200