segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Olá!
Temos acompanhado várias postagens sobre os desafios à atuação do pedagogo  no âmbito escolar.
Bem se sabe que a atuação deste profissional é ampla, podendo exercer sua função em vários âmbitos. Sendo assim decidimos compartilhar com vocês um artigo denominado:

" O PEDAGOGO FRENTE AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO HOSPITALAR."

Boa Leitura!

RESUMO
 O trabalho do pedagogo assume diversas especificidades e possibilidades que podem ser exploradas em vários âmbitos. É fundamental que em ambiente hospitalar seu trabalho seja pensado e trabalhado criticamente para que sua ação não seja limitada e meramente humanitarista. Esse texto relata o papel político pedagógico do trabalho do pedagogo realizado a partir de uma política pública, adotada pelo governo do Estado do Paraná e implantada pelo programa Sareh – Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar, pela SEED-PR (Secretaria do Estado da Educação do Paraná). Descreve a importância do profissional da educação no ambiente hospitalar, contemplando suas funções, seu perfil, sua práxis e a necessidade de uma fundamentação teórica adequada ao meio ao qual está submetido seu trabalho, no caso, o ambiente hospitalar onde ocorre o atendimento de crianças, jovens e adultos inseridos no processo educacional, nas diferentes modalidades de ensino e que, por vários motivos, encontram-se hospitalizados, impossibilitados de participar do ambiente escolar formal. Ressalta também a importância do processo de formação continuada dos profissionais que atuam nesse serviço o que demonstra uma preocupação com a promoção da universalização da educação e com a qualidade do processo educacional. Além disto, traz alguns conceitos chave, como a discussão de resiliência que amplia a discussão sobre o papel do pedagogo neste ambiente bastante diferenciado de trabalho. O objetivo é sensibilizar o leitor sobre a realidade hospitalar, a situação do aluno enfermo, bem como destacar a participação política/pedagógica do pedagogo no processo de escolarização e a importância de sua presença nas políticas de humanização hospitalares. Palavras - chave: Escolarização. Pedagogia Hospitalar. Pedagogo. Humanização Hospitalar.

Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2711_2167.pdf

Por: Natália Santos da Silva/ Mayra Souza/ Sônia Maria Rodrigues

2 comentários:

  1. O texto apresentado relata a importância do Pedagogo no ambiente escolar e a parti dele nos leva a refletir como seu trabalho é importante para os pacientes que se encontram hospitalizados e seus acompanhantes. Pois o Pedagogo é um profissional que de forma humanizada procura proporcionar o bem estar do ser humano contribuindo na vida de pessoas que além de precisar de atendimento médico precisam se sentir "cuidadas" por alguém. Grupo: MRT-Marisete-14112080494-Roseli-14112080495-Thaís14112080197

    ResponderExcluir
  2. Esse texto nos leva a compreender como o trabalho do pedagogo é importante. Abrange vários campos e para que seja um trabalho bem feito pede do profissional uma dedicação única, um comprometimento sincero.
    Comentário do TRIO: Verônica G. Soares, Ariane Pinheiro e Cassiane Felisberto.

    ResponderExcluir