segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Conhecendo a Síndrome de Burnout

A tensão emocional e o estresse crônico causado pelo excesso de trabalho e também pelo estudo são sintomas da síndrome de burnout. Outros sintomas que caracterizam a síndrome de bournout são o cansaço excessivo, a falta de motivação , memória e concentração, a frustração entre outros.

A síndrome pode atingir aquelas pessoas que lidam com o estresse durante um longo período de tempo, por exemplo com os professores. É importante saber que a síndrome não acontece do nada, e sim de um acumulo de fatos.

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Southern Maine são poucas que dizem que a causa da síndrome de Burnout são desgastes físicos e mentais.
Uma parte dos indivíduos alega que os problemas financeiros e problemas familiares são os causadores da síndrome burnout. E outra parcela, bem maior, diz que é justamente o esgotamento por múltiplas atividades que é o causador da síndrome de Burnout.

É fundamental que todos saibam quais os agentes causadores da síndrome de bournout para que possa preveni-la ou, caso a síndrome já esteja presente, trata-la.

Ao diagnosticar a síndrome de burnout precocemente, o indivíduo irá buscar formas de tratamento. Caso ela seja diagnosticada tardiamente, as consequências podem ser piores, pois acaba gerando um bloqueio para perceber o que está acontecendo

Na pesquisa realizada em Meiden são citadas algumas dicas para serem tomadas caso que está caminhando para a síndrome de burnout.
A primeira é não tomar responsabilidades que você não vai conseguir lidar de maneira saudável. Sabemoss que os desafios são importantes para o nosso crescimento individual, mas eles não podem ultrapassar nossos limites.
Outra dica é ser organizado nas tarefas, ou seja, não querer fazer e resolver tudo de uma vez. Realizar atividades que saia da rotina e fazer coisas que dê prazer pode ser uma ótima saída. E por fim, peça ajuda e divida as tarefas, de modo que não haja uma sobrecarga.

Portanto, é ideal que todos saibam da existência dessa síndrome, suas causas e como trata-la.

Bibliografia

http://bit.ly/29YNYDA


Ariane de Oliveira Pinheiro 14112080181
Cassiane Felisberto 14112080174
Veronica Gonçalves 14112080165

Nenhum comentário:

Postar um comentário