domingo, 9 de outubro de 2016

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NO SÉCULO XXI
SÍNDROME DE BURNOUT

Resultado de imagem para sindrome de burnout em profissionais da saude

Ficamos a refletir no papel da Gestão Educacional hoje em um mundo totalmente globalizado, e concluímos que esta responsabilidade não é somente em liderar a equipe, mas intervir no bom funcionamento de toda a comunidade escolar.  As mudanças ocorridas na sociedade moderna e os enormes desafios da educação contemporânea são marcantes na vida do Professor e do Gestor Educacional (Orientador e Supervisor), pois se deparam com muitas variáveis que podem contribuir para o desequilíbrio de sua saúde física e mental, levando-o a desenvolver processos de estresse.  Os desafios diários que respectivamente a profissão lhes proporcionam como por exemplo: indisciplina em sala de aula, carga horária pesada, deficiência de material didático, número elevado de alunos em sala de aula, desinteresse da família dos discentes ao acompanhar a trajetória educacional, conselhos escolares que não funcionam, falta de professores, problemas diários entre pais, professores e alunos, organização da escola, entre outros..., pode resultar na Síndrome de Burnout. 
Essa síndrome ocorre quando a situação de estresse se torna crônica, atingindo profissionais que lidam intensamente com dificuldades alheias, como ocorre com os docentes, Orientadores, supervisores e coordenadores. A Síndrome de Burnout apresenta 3 fatores distintos: exaustão emocional (sensação de esgotamento físico e mental), despersonalização (atitudes e sentimentos negativos, com ausência de sensibilidade nas relações interpessoais), baixa realização pessoal (redução significativa do sentimento de competência.  Verificamos também que a progressão desta doença pode culminar em doenças psicossomáticas e o profissional acaba se afastando do trabalho temporariamente ou até mesmo, se aposentar por invalidez.  Para o nosso grupo foi muito importante aprendermos sobre esta síndrome pois ela também faz parte do nosso dia a dia como educadores.
Podemos nos prevenir desde já contra esta doença e o melhor a ser feito é programar as atividades de maneira que consiga deixar algumas horas de folga.  Aproveitar mais os amigos e a família, usar os fins de semana para atividades prazerosas como um passeio ou visitar alguém, tudo isso ajuda a sair da rotina. Não podemos esquecer que a atividade física também é essencial para a saúde e para o bem-estar.
Queremos destacar que não basta somente as medidas preventivas executadas pelos profissionais, mas faz-se necessário políticas administrativas e públicas agindo com eficiência e comprometimento, para que os professores e pedagogos gestores possam gerir bem o seu papel, gerando assim, escolas mais humanas e com condições de trabalhos mais favoráveis para todos.
Resultado de imagem para sindrome de burnout em profissionais da saude


Referências:


Este texto foi postado por: Lídia B. Serrador Rodrigues, 13212080169; Jane Noronha, 14112080175 e Nanci Moreira, 14112080200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário