sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A educação atualmente é um grande desafio.
Construir uma educação de qualidade, requer compreensão e entendimento do mundo contemporâneo e suas singularidades, uma vez que as influências externas afetam diretamente a escola e consequentemente a sala de aula.
Falando em construir, entende-se que não é somente responsabilidade do professor o fazer educacional e sim uma ação conjunta de  diferentes, tais como: diretor, gestor, educador, funcionários, alunos e comunidade(família).
Entendemos que  não existe uma fórmula para vencer os desafios atuais e, sim uma busca constante para um objetivo comum, que é a de formar cidadãos críticos, pensantes e exercendo uma cidadania plena.


Por: Ariane Pinheiro, Cassiane Felisberto e Verônica G. Soares.

5 comentários:

  1. De fato a educação de hoje é um desafio. Os professores encontram dificuldade para ensinar, para ter respeito na profissão, muitas vezes o seu ambiente de trabalho é hostil e ainda possuem poucos recursos para desenvolver seu trabalho. As políticas públicas neste sentido, não tem contribuído muito para melhorar a situação em que se encontra a Educação, que é direito básico da população.

    Postado por: Bárbara Pinto de Carvalho - matrícula: 14112080496

    ResponderExcluir
  2. Vera, venho percebendo uma coisa bastante curiosa entre meus colegas de trabalho, tanto na área da educação formal e da não formal.
    Me perdoe a sinceridade. Mas, acredito que há uma discussão velada e difícil de se iniciar, principalmente por nós, no âmbito acadêmico. Diz respeito a nossa formação universitária.
    Somos uma geração preguiçosa e pouco interessada na arte do saber. Talvéz estimulados pelo próprio poder público. Como já dizia Paulo Freire: "Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica."
    Colamos em provas, não nos interessamos por arte, por filosofia, pela política e pelos estudos eruditos em si.
    Percebo que, aqueles que têm uma formação mais ampla e que, por natureza, são mais curiosos por saberes adjacentes daqueles indicados nas disciplinas do curso, são os que não encontram problemas com seu ofício. Mas, aqueles que não se dedicam mais do que o conteúdo para as provas, ficam completamente perdidos e engessados, incapazes de exercitar a criatividade na busca de solucionar questões de improvisos em sala de aula. são incapazes de criar e articular conteúdos fora das "cartilhas".
    "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
    Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  3. Lene Werneck é meu nome em Arte (O login pelo qual consegui me expressar aqui nesse debate). Sou Lenemar de Souza Freitas, Aluna de Pedagogia do Polo Paracambi. Matrícula: 13212080198.

    ResponderExcluir