São múltiplas as violências contra o professor. Desde os baixos salários ate a violência verbal e física, que transformam o ambiente de trabalho do mesmo em uma zona de guerra, onde o professor com medo, acuado, não consegue desenvolver seu trabalho com qualidade.
Postado por. Barbara Pinto de Carvalho - matricula. 14112080496
Postado por. Barbara Pinto de Carvalho - matricula. 14112080496
É verdade que atualmente se vê mais alunos violentos e desrespeitosos do que em décadas passadas. O professor se vê na árdua tarefa entre dar aula e mediar situações de agressão verbal e física dentro e fora de sala de aula. É necessário uma investigação apurada da gestão escolar junto com a orientação educacional para que se encontre a causa desse comportamento de certos alunos dentro da escola. O trabalho junto à família também é muito importante, já que a família é a que passa mais tempo com o aluno e pode ajudar na solução deste problema que tem transtornado a vida tanto de educandos quanto de professores dentro do ambiente escolar.
ResponderExcluirFalamos sobre a responsabilidade da família em assumir seu lado na parceria com a escola para educar (moralmente e eticamente) as crianças e adolescente da geração que encontra-se hoje na escola. Mas, não podemos nos esquecer de que os pais dessa geração, foram uma geração passada que viveu essa instabilidade social e que também é frutos (ou vítima) de uma educação moral e ética distorcida pela violência do Estado sobre o próprio sistema educacional. Ou seja, como cobrar de pais que não têm essa referência?
ResponderExcluirVivemos uma transformação social que se inicia no seio familiar. É comum famílias constituídas por mães solteiras, por avós educadores e até mesmo pela ausência total de afeto e responsabilidades. Pais e filhos perdem a referência de afeto, respeito e hierarquia.
Acredito que a discussão é bem mais ampla, e que deve começar pelo seguintes questionamentos: Qual a importância e respaldo que o Estado dá ao profissional da educação para que ele seja orientador de uma sociedade mais íntegra, justa e harmônica? Qual a importância que tem o Estado dá a saúde física e psíquica do cidadão brasileiro para que a parceria dele com a escola seja eficiente e eficaz?
Lene Werneck é meu nome em Arte (O login pelo qual consegui me expressar aqui nesse debate). Sou Lenemar de Souza Freitas, Aluna de Pedagogia do Polo Paracambi. Matrícula: 13212080198.
ResponderExcluirA Desigualdade social também é muito freqüente, se em alguns casos, na camada social dominante, os alunos utilizam de expressões como: “Eu pago seu salário”, “Meu pai vai demitir você”, “Você é meu empregado”.
ResponderExcluirDe outro lado, na camada social dominada, temos: você mora onde professor? Sei a hora que vc sai daqui.... carros rabiscados com pregos, pneus rasgados, dentre outros ...Essas frases pressionam o professor, perturba o ambiente e promove um grande constrangimento. Lenemar , Jaqueline e Rozyane , AGORA EM GRUPO !!! KKKKKK