quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Assédio Moral: a perseguição silenciosa

Em um artigo publicado em 2003, o doutor em Psicologia pela USP José Augusto Dela Coleta publicou, a partir de 1.104 relatos de alunos e professores universitários, um estudo a respeito das manifestações mais frequentes de assédio moral. Confira algumas:

Agressão verbal: uso de termos pejorativos e palavras de baixo calão.

Intimidações: ameaçar de reprovar a turma, expulsar o aluno etc.

Acusação agressiva e sem provas: alegar que os alunos copiaram trabalhos ou estão colando sem ter como comprovar.

Comentários depreciativos, preconceituosos ou indecorosos:normalmente sobre orientação sexual, credo religioso, habilidade, profissão ou nome dos alunos.

Tratamento discriminatório e excludente:conceder benefícios a alguns alunos e desvantagens a outros.

Rebaixamento da capacidade cognitiva:comparar, de forma irônica, os próprios alunos com estudantes de outras instituições ou outros grupos de ensino; ridicularizar erros em provas e trabalhos; ler, em voz alta, as notas, enfatizando, com comentários depreciativos, os alunos que obtiveram baixo rendimento.

Uso inadequado de instrumentos pedagógicos: aplicar prova com prazo mais curto do que o necessário para resolvê-la; aumentar o nível de dificuldade das questões, como forma de punição.

Recusar-se a ensinar: negar-se a esclarecer as dúvidas, alegando que a pergunta é desnecessária ou que já havia explicado a questão antes.

Fonte: O rebaixamento cognitivo, agressão verbal e outros constrangimentos e humilhações: o assédio moral na educação superior, publicado na 26ª edição da Revista da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

Ariane Pinheiro  14112080181
Cassiane Felisberto 14112080174
Verônica Gonçalves 14112080165

5 comentários:

  1. O assédio moral constitui uma forma silenciosa de violência que humilha, menospreza, diminui e constrange o trabalhador no exercício de suas funções. É um crime que rebaixa o profissional e o desqualifica de todas as formas.

    Postado por: Bárbara Pinto de Carvalho - matrícula:14112080496

    ResponderExcluir
  2. O assédio moral é uma forma humilhante e degradante a qual muitos têm sido vítimas as quais muitas vezes sentem-se tão diminuídas que preferem se calar.
    Postado por Lidia B. Serrador Rodrigues/ Jane Noronha e Nanci Moreira

    ResponderExcluir
  3. O assédio moral é uma forma humilhante e degradante a qual muitos têm sido vítimas as quais muitas vezes sentem-se tão diminuídas que preferem se calar.
    Postado por Lidia B. Serrador Rodrigues/ Jane Noronha e Nanci Moreira

    ResponderExcluir
  4. não podemos deixar de mencionar que a cidadania anda de braços dados com a ética e que sem a garantia dos direitos fundamentais não alcançaremos uma sociedade justa. Seja no âmbito da prevenção, da compensação ou da penalidade é necessário que cada ente assuma o seu papel.
    Acreditamos na prevenção e partimos do pressuposto que é na escola que o indivíduo tem o direito de ser orientado e cuidado para que exerça a sua cidadania de forma ampla, capaz de internalizar seus deveres e ser detentor dos seus direitos. Compartilho a opinião das alunas Jaqueline , Lenemar e Rozyane , grupo que também abordará este tema.

    ResponderExcluir
  5. Devemos combater o assédio moral por constituir uma violência psicológica, que causa afeitos maléficos à saúde física e mental.
    Julia da Silva Lino 1212080270- Cristiane marques Sousa Lemos 11212080264

    ResponderExcluir